10 de mai. de 2011

Microsoft anuncia compra da Skype por US$ 8,5 bilhões

A Microsoft anunciou nesta terça-feira a conclusão de um acordo com a empresa de telefonia pela Internet Skype para comprá-la por US$ 8,5 bilhões, na maior aquisição da história da empresa de software. A Microsoft informou que o Skype se tornará uma nova divisão de negócios dentro da empresa. 

A compra pode ser uma saída para a Microsoft melhorar sua imagem de empresa de software e ganhar pontos em um mercado aquecido de smartphones, num momento em que a Internet migra cada vez mais para os meios móveis. A maior aquisição da Microsoft até o momento havia acontecido em 2007, quando a empresa pagou US$ 6,3 bilhões pela companhia de marketing digital aQuantive.

21 de abr. de 2011

Nova Tecnologia

Num mundo em que a alta tecnologia é fascinante e o mais novo lançamento é ansiosamente aguardado para o dia seguinte, a ironia presente nesse vídeo do You Tube tem a medida certa.
Nele é apresentado um novo produto, uma tecnologia revolucionária que deverá alterar os padrões culturais do mundo. Curta!
Se preferir ver o vídeo com tradução, clique no título acima dele!

 

15 de abr. de 2011

Deputado do PDT que rejeitou benefícios cria inimigos na Câmara

José Antônio Reguffe (PDT-DF) foi o deputado proporcionalmente mais votado do país nas eleições
José Antônio Reguffe (PDT-DF) foi o deputado proporcionalmente mais votado do país nas eleições
Eu quero falar sobre as minhas propostas. As propostas." Deputado proporcionalmente mais votado do país aos 38 anos de idade, José Antônio Reguffe (PDT-DF) quer evitar rótulos depois de já ter se tornado um incômodo para vários colegas. Novato na Câmara, abriu mão de uma série de benefícios, de forma irrevogável e sem precedentes. Defensor da austeridade no Congresso, onde é chamado de demagogo e de Dom Quixote por (muitos) adversários, ele cobra mais ousadia nos cortes de gastos públicos do governo da presidente Dilma Rousseff.
Com mais de 266 mil votos, ou 19% dos eleitores no Distrito Federal, o economista carioca ganhou destaque na Câmara Distrital durante o escândalo que levou à queda do então governador, José Roberto Arruda. Lá, tomou medidas semelhantes às que adotou no Congresso Nacional no início de seu primeiro mandato. Abriu mão dos 14º e 15º salários, rejeitou a cota de passagens aéreas, fixou em nove o número de assessores de gabinete –poderiam ser 25–, e descartou receber qualquer verba indenizatória até o fim do mandato. 
"Se o político faz algo errado, jogam pedra. Se faz o que é certo, querem julgar a intenção. Eu pelo menos estou fazendo a minha parte. Tudo que eu proponho eu dou exemplo antes no meu gabinete", disse Reguffe ao UOL Notícias. "Quem dera tantos fossem demagogos como eles acham que eu sou. O contribuinte agradeceria. A população hoje não acredita na classe política. Isso é culpa dos personagens, por desvios éticos inaceitáveis. Mas também é culpa do sistema como um todo. Um sistema que os políticos profissionais não querem mudar."
De acordo com cálculos do pedetista, ao final do seu mandato ele terá economizado aos cofres públicos mais de R$ 2,3 milhões com suas medidas. Se todos os 513 deputados tomassem as mesmas iniciativas, a economia seria de mais de R$ 1,2 bilhão –embora esteja nesse valor o auxílio-moradia, fundamental para parlamentares de fora de Brasília. "Podem me criticar por qualquer coisa, menos dizer que eu não fiz no meu mandato exatamente o que disse que ia fazer na minha campanha”, afirma Reguffe. "Isso que fiz é compromisso de campanha."

7 de abr. de 2011

Dia do Jornalista

Hoje, 07 de abril, é um dia muito importante para os jornalistas brasileiros. Não somente por ser o Dia do Jornalista, mas especialmente por vivermos um momento de "terrorismo judicial" imposto pelo Supremo Tribunal Federal que, numa atitude totalmente desvinculada da realidade, prestou um desserviço à sociedade brasileira ao desregulamentar a profissão de jornalista.

Ou seja, a profissão foi desvalorizada, pois para exercê-la não é mais necessário ser formado numa escola de comunicação, onde embora se aprenda pouco, são fornecidas as noções básicas de como lidar com esse segmento da sociedade de consumo que influencia diariamente a vida de milhões de pessoas.

Sem contar com o enorme desrespeito àqueles que passaram quatro anos, no mínimo, numa escola de jornalismo para obter o seu diploma e, assim, habilitar-se legalmente para exercer a profissão. 

Por isso esse dia tem a importância de promover a consciência, não só de classe, mas de responsabilidade de quem lida com a informação perante a sociedade brasileira. As mudanças sentidas no país, com melhores condições econômicas e sociais, certamente em breve terão reflexo no gosto e na percepção das pessoas sobre as condições das informações que recebem, valorizando sobremaneira o trabalho qualificado dos profissionais de comunicação. Pelo menos assim espero.

É com essa expectativa e esse sentido que congratulo a todos os colegas pelo Dia do Jornalista. Vamos todos nos engajar na luta pela aprovação no congresso das propostas que regualmentam a nossa profissão novamente. A sociedade brasileira merece isso!

Espelhemo-nos no legado de João Batista Libero Badaró, cuja morte levou D. Pedro I a abdicar ao trono em 07 de abril de 1831 - dia em que o jornalista foi assassinado covardemente. A partir desse fato houve tamanha pressão sobre D. Pedro que o levou à abdicação, razão pelo qual o dia 07 de abril é comemorado como o Dia do Jornalista no Brasil.

As últimas palavras de Badaró teriam sido: "Morro defendendo a liberdade". A nós, jornalistas do início desse século 21, cabe a luta pelo resgate da dignidade da profissão e o retorno da exigência de diploma para exercê-la.

6 de abr. de 2011

Plano de banda larga enfrenta dificuldades com teles

- Empresas estão em alerta diante de provável revisão de acordo formalizado com ministro para metas de telefonia.

Além da demora na burocracia para fechar contratos de uso de redes de fibra ótica de estatais, um atrito com as empresas de telefonia ameaça acabar com o Plano Nacional de Banda Larga do Ministério das Comunicações. De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo publicada na edição desta quarta-feira, 6, as teles ameaçam entrar na Justiça caso a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) modifique o acordo fechado entre as empresas e o ministro Paulo Bernardo. Pelo acordo, as teles aceitaram entrar no plano em troca do fim de algumas obrigações de expansão de serviço nos próximos cinco anos. As alterações introduzidas pela Anatel já teriam sido comunicadas a Paulo Bernardo. O Plano de Banda Larga prevê a oferta de acesso à Internet com velocidade de 600 Kbps por R$ 29,80.

Fonte: Coletiva.net

5 de abr. de 2011

Deputado estreia com exemplo de austeridade

Nesse espaço não costumo postar nenhum assunto de política porque, apesar de reconhecer a sua importância na vida em sociedade, os agentes políticos em nosso país deixam muito a desejar em sua qualificação e no seu caráter. Porém, para provar que toda a regra tem exceção, um deputado federal recém eleito resolveu tomar uma atitude na contramão da prática comum: decidiu cortar gastos e dar exemplo. Pode ser o início do resgaste da honestidade e da dignidade na política brasileira, repleta de gente em busca de uma "boquinha" para se dar bem e levar junto os apadrinhados.

Confira a matéria que saiu no Jornal da Comunidade, de Brasilia. (É claro que a grande imprensa não publica algo assim, contra os interesses da maioria dos políticos!):

Esse é o cara que teve a coragem de dar exemplo em Brasília
O deputado federal José Antonio Reguffe (PDT-DF), que foi proporcionalmente o mais bem votado do país com 266.465 votos, com 18,95% dos votos válidos do DF, estreou na Câmara dos Deputados fazendo barulho. De uma tacada só, protocolou vários ofícios na Diretoria-Geral da Casa.

Abriu mão dos salários extras que os parlamentares recebem (14° e 15° salários), reduziu sua verba de gabinete e o número de assessores a que teria direito, de 25 para apenas 9. E tudo em caráter irrevogável, nem se ele quiser poderá voltar atrás. Além disso, reduziu em mais de 80% a cota interna do gabinete, o chamado “cotão”. Dos R$ 23.030 a que teria direito por mês, reduziu para apenas R$ 4.600.

Segundo os ofícios, abriu mão também de toda verba indenizatória, de toda cota de passagens aéreas e do auxílio-moradia, tudo também em caráter irrevogável. Sozinho, vai economizar aos cofres públicos mais de R$ 2,3 milhões nos quatro anos de mandato. Se os outros 512 deputados seguissem o seu exemplo, a economia aos cofres públicos seria superior a R$ 1,2 bilhão.

“A tese que defendo e que pratico é a de que um mandato parlamentar pode ser de qualidade custando bem menos para o contribuinte do que custa hoje. Esses gastos excessivos são um desrespeito ao contribuinte. Estou fazendo a minha parte e honrando o compromisso que assumi com meus eleitores”, afirmou Reguffe em discurso no plenário.

1 de abr. de 2011

iPad 2 deve chegar em três meses ao Brasil

Dessa vez deve demorar menos. No ano passado, os brasileiros esperaram oito meses para poder adquirir a primeira versão do tablet da Apple. Agora, a previsão é de que o iPad2 esteja disponível nos estabelecimentos nacionais dentro de três meses. Um passo importante para isso já foi dado: a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) homologou o modelo nas opções Wi-Fi e Wi-Fi + 3G.

O novo tablet – mais leve e com câmera para videoconferência – precisa receber a homologação por utilizar mecanismos de radiofrequência – conexão Wi-Fi e 3G. De acordo com a resolução 242 da Anatel, "a empresa ou pessoa que vender produto não homologado que seja passível de homologação está sujeita a multa e providências para apreensão”. Com isso, a chegada do equipamento às lojas fica na dependência da Apple.

Anunciado no dia 2 de março por Steve Jobs, o iPad 2 traz câmeras para videoconferência e é mais rápido, leve e fino que o modelo original, que vendeu cerca de 15 milhões de unidades em apenas 9 meses.

Fonte: Coletiva.net

30 de mar. de 2011

TV paga chega a 10 milhões de domicílios no Brasil

- Número foi alcançado com o ingresso de 251 mil novos assinantes em fevereiro

Passou de 10 milhões de domicílios o alcance da TV paga no Brasil, graças à conquista de 251.732 novos assinantes em fevereiro. Agora o total é de 10.176.149 domicílios atendidos, o equivalente a uma penetração de 17,0% das residências do país, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O crescimento observado em fevereiro representa uma evolução de 2,5% em relação à base de assinantes do mês de janeiro. Considerando-se o número médio de pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE (3,3 pessoas), os Serviços de TV por Assinatura alcançaram mais de 33,6 milhões de brasileiros.

Em fevereiro de 2011, os serviços de TV por Assinatura estavam presentes em 17 de cada 100 domicílios no país, de acordo com estimativas desta Agência, a partir das informações de número de domicílios divulgadas pelo IBGE. A Região Sudeste apresentou densidade próxima a 25% de domicílios com TV por Assinatura. Destacam-se o Distrito Federal e os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Amazonas, por terem registrado desempenho acima da média nacional, quanto à densidade dos serviços.

Especificamente em relação aos serviços prestados por meios físicos, via TV a Cabo, fevereiro alcançou 16.910.275 domicílios "cabeados" (Home Passed), ou seja, com infraestrutura disponível para a prestação dos serviços via cabo. Como foram registrados, neste mesmo mês, 5.060.498 domicílios com serviços ativos de TV a Cabo, conclui-se que 30% dos domicílios com potencial para receber TV por Assinatura via cabo, aproximadamente, já possuem os serviços prestados através desta tecnologia. O dado também revela o potencial de expansão da TV por Assinatura prestada via cabo utilizando-se a infraestrutura já existente.

Brasil lidera ranking de banda larga ruim e cara

"Não sou só eu. As torcidas do Flamengo e do Vasco também acham que os preços são altos", brincou o ministro Paulo Bernardo ao receber, nesta segunda-feira, 28, uma pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) que aponta a péssima posição do serviço de banda larga no Brasil em comparação com outros países. O levantamento aponta que a velocidade de 1 Mbps custa em média US$ 43 (R$ 70,85) no Brasil, ante US$ 9,30 (R$ 15,41) na Alemanha. Em Taiwan, o valor fica em US$ 12,40 (R$ 20,55); no Canadá, US$ 28,60 (R$ 47,40); na Suíça, US$ 36 (R$ 59,66); nos Estados Unidos, US$ 40 (R$ 66,29).

No Brasil, também chamam a atenção a variação de preços e a qualidade de serviços conforme a região. A diferença de valores chega a 650%. Em Alagoas e no Espírito Santo, o preço médio do pacote de 1 Mbps fica em R$ 57,40. No Amapá, em contrapartida, o valor médio é de R$ 429,90 – para uma velocidade máxima de 600 Kbps, enquanto em outros Estados pode chegar a 20 Kbps. No Rio Grande do Sul, o estudo apontou custo médio de R$ 66,57.

O ministro concordou que os preços são altos e disse que o governo está prestes a concluir um acordo com as teles que vai reduzir os preços e melhorar a velocidade de conexão. Para ele, as empresas podem oferecer serviço melhor e mais barato com a infraestrutura existente, e sem sofrer perdas. O estudo indicou ainda ser relativamente baixo o preço da conexão  com velocidade de 10 Mbps no Brasil (US$ 63,57 mensais, em média, ou R$ 105,40). A mesma conexão de 10 Mbps custa mais em países desenvolvidos, como Estados Unidos (US$ 100, ou R$ 165,73), Canadá (US$ 88,9, R$ 147,33) e Reino Unido (US$ 82,9, R$ 137,39).

Fonte: Coletiva.net

28 de mar. de 2011

Publicitários terão espaço exclusivo no Facebook

Uma página voltada ao universo publicitário é a novidade prometida pelo Facebook para o próximo mês. O objetivo é integrar os criativos para ajudá-los a desenvolver campanhas diferenciadas dentro da rede social. De acordo com a recém-contratada gerente de marketing do site, Jennifer Kattula, o Facebook Studio foi pensado porque uma das maiores reclamações é que ele possui praticamente um formato único de propaganda, que não permite som ou vídeo, além de ter um tamanho muito pequeno.

Segundo ela, executivos de agências foram até o escritório do Facebook, na Califórnia, para discutir com o diretor de engenharia do site, Andrew Boz Bosworth, o que poderia ser feito. A proposta é fazer com que novas campanhas surjam até o Natal, pois é a época em que a maioria dos usuários estará voltada ao assunto.


Com a página, os criativos poderão exibir e compartilhar ideias com outros colegas de profissão para, como definiu Bosworth, “fazer com que as peças sejam mais do que um apanhado de números”. O Facebook espera que a iniciativa faça com que as marcas valorizem ainda mais o recurso que transforma pessoas em seus "fãs" e as ajude a conquistá-los com mais facilidade.