19 de dez. de 2011

O Barcelona e o futebol brasileiro

É claro que nem tudo está perdido no futebol brasileiro depois que a espetacular vitória do Barcelona sobre o Santos no mundial de clubes escancarou uma realidade que poucos enxergavam e menos ainda comentavam. Na verdade, para qualquer amante do jogo de bola com razoável intelectualidade e relativa isenção a todos os interesses que envolvem o esporte (inclusive torcer por um time) há muito o futebol do Brasil deixou de ser aquela maravilha e atravessa uma fase das brabas.

Lembro que há alguns anos se pronunciava a plenos pulmões a frase: O futebol brasileiro cresceu apenas do tunel para dentro do campo. Atualmente, arrisco dizer, nem no túnel o futebol verde-amarelo tem algum crescimento.  Os treinadores são os mesmos de sempre, com suas velhas e repetidas fórmulas, sem nenhuma inovação e muito poder. O "professor" pode fazer tudo, tem plenos poderes, manda até no pessoal do cafezinho. Enquanto isso, dentro de campo, os times continuam a lesma lerda de sempre, com alguns jogadores de razoável qualidade sendo endeusados ao nível de craques.

Mas o que me parece pior é ainda a velha cultura do torcedor brasileiro que adora ver o jogador "de raça", que coloca o coração na ponta da chuteira, briga, luta e se empenha pelo seu time. Bom, para isso não precisa ser jogador de futebol. Pode ser até lutador de vale tudo. O pessoal esqueceu que "fazer guerra" é uma afirmação no sentido figurado e que essa guerra tem de ser feita com futebol, com qualidade, com bons jogadores - que inclusive saibam marcar e se doem pelo time, lutem pela vitória. Mas, acima de tudo, saibam jogador futebol. Só garra não ganha jogo!

Ao mesmo tempo, ainda reina no meio tupiniquim aquele pensamento catártico de vencer a qualque preço, "o que interessa é a vitória", onde ser o segundo é, na verdade, o primeiro dos últimos. "Vamos à morte" chega a ser o lema de muitas torcidas, geralmente as mesmas que combinam pela Internet brigas violentas com torcedores adversários. Tal como já ocorreu em países como Inglaterra, onde os famosos hooligans infernizaram a vida do futebol por muitos anos. Hoje, depois que as competentes autoridades entraram em campo e com tudo pacificado, o futebol da ilha cresceu muito e serve de exemplo.

Diante desse quadro existente no Brasil o que está acontecedo parece ser o ululante óbvio. Queríamos o que? Que tudo acontecesse por acaso, como a grande maioria das pessoas acha que as coisas acontecem? O futebol não é diferente da vida e se nem aqueles que vivem desse grande negócio se apercebem do que está acontecendo, a vaca entra em campo, come a grama do estádio e se encaminha bem gordinha pro brejo.

Ainda bem que seleção brasileira está classificada para a Copa do Mundo do Brasil. Mas é bom ficar preparado para o fiasco. Que os 4 x 0 e o banho de bola levados pelo Santos sirvam de exemplo. Na hora do pessoal da CBF por as barbas de molho. E da torcida brasileira acordar enquanto é tempo.

Passou a hora de avaliar. Agora é momento de agir, para o bem daquele que era considerado até pouco tempo o melhor futebol do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa a tua crítica aí. Depois clica em postar comentário e, ao final, em início.
Valeu.